quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

O Estilo Greco/Romano e suas influências

O ministério da cultura, a Fiat automóveis, a casa Fiat de cultura e o Masp (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand), convidam a exposição Roma, A Vida e os Imperadores.


A exposição ocorre de terça a domingo (incluindo feriados), das 11h às 18h e, às quintas, das 11h às 20h, com ingressos a R$ 15 e vai até o dia 1º de abril. Às terças a entrada é gratuita.
Na Galeria Clemente Faria, do Masp podemos encontrar mais de 370 obras do período dos imperadores, entre 49 a.C. – 217 d.C, provenientes de quatro museus públicos italianos: Nápoles, Florença, Roma e Pompéia.


O Curador da Exposição é Guido Clemente, professor de História Romana na Universidade de Florença.


A mostra de arte ilustra a riqueza e a complexidade da época, com vídeos, moedas, objetos, pinturas, afresco, baixos relevos, esculturas, mosaicos, peças decorativas, de uso cotidiano, jóias e ornamentos.

O Vestuário
Os homens usavam togas e anéis, que indicavam posição social.
Os senadores diferenciavam suas vestimentas com a barra púrpura.

Cícero

As mulheres de posses vestiam uma túnica e por cima delas uma estola, carregavam também um manto que era usado para cobrir a cabeça.


Esta é a lindíssima Deusa Egipcia Isis, vestindo um pretinho básico. 
Nas esculturas podemos interpretar que o tecido dos trajes tem um leve caimento para poder aplicar o plissado, e a cintura é marcada por um cinto.
Além do vestuário as mulheres se adornavam com colares, braceletes, broches, brincos, anéis e prendedores de cabelo, de osso ou em bronze decorados com pedras preciosas.

Dentre os acessórios é possível encontrar uma peça um tanto curiosa pelo formato de falo (pênis), amuleto que era usado no pulso ou no pescoço que serviam contra o mau olhado e sugere uma representação de fertilidade.

Na exposição é possível encontrar a escultura da Imperatriz Sabina, que representa idealização da beleza, do rosto perfeito sem rugas, apesar da idade madura.

Os penteados das mulheres da aristocracia eram bem elaborados, formavam uma torre com tranças que giravam em torno da cabeça.
Imperatriz Faustina Maior

Os jovens gostavam de usar coques ou cabelo comprido, o que era proibido aos escravos.

Podemos notar que mesmo com o passar dos anos, ainda somos influenciados por alguns costumes.

O coliseu se transformou em estádio, onde reúne fanáticos por futebol.

Na decoração da casa troca-se afrescos por papel de parede, quadros e grafite.

O culto a beleza, é assunto constante entre homens, mulheres, jovens de diferentes classes sociais, que desejam seguir um padrão de moda e se adequar a suas tribos. Eles estão em busca do corpo perfeito, rosto sem rugas, plásticas, lipoaspiração, clareamento nos dentes para se sentir mais felizes e se parecer com as celebridades.
Vênus, Deusa da Beleza




A Atriz Scarlett Johansson também vai a praia.
Hoje a informação está muito rápida em diferentes meios de comunicação, então o modo de vestir, não se limita apenas a um grupo de pessoas favorecidas.

As classes B, C e D passaram a consumir mais, e o Fast Fashion, possibilitou a aquisição de roupas criadas por estilistas e marcas famosas vendidas a preços mais acessíveis.


Podemos ver nas ruas a tendência Hi Lo, que pode utilizar peças caras de grifes famosas e outras simples e baratinhas, neste estilo a idéia de unir as diferenças, e o bom senso para criar um visual harmonioso.
Até a Princesa Kate Middleton usa Zara!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Chic é ser consciente


Já se foi a época da ostentação na Europa, com o luxo e o charme dos trajes e adornos exagerados.
  
   



Nos dias atuais com as crises em alguns paises, o euro ameaçado, nota-se que até a Primeira Dama Carla Bruni, está dando exemplo de consciência e economia.
Na foto abaixo veste um casaco 7/8 Dior roxo lindíssimo, no qual usou pela primeira vez em Londres, em 2008.

A talentosa modelo, cantora, primeira dama, fez uma participação no filme de Woody Allen, Meia Noite em Paris, atuando como uma guia turística.
O filme está concorrendo ao Oscar 2012, nas categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro.
Quer viajar a Paris? Assista ao filme...





Falando sobre consumo consciente é recomendado aquisição de casacos em tons neutros, como preto, marinho, cinza, camelo, vermelho queimado, confeccionados em tweed, couro, lã e tecidos como gabardine. Tons vibrantes só para quem possui várias opções no guarda roupa.
O Modelo 7/8, na altura do joelho é um clássico, que valoriza a silhueta da mulher brasileira, alonga a silhueta e disfarça o quadril largo.
Este tipo de casaco pode ser usado com sapatilhas, scarpins, chanel e botas.
Quando usar sobre um vestido, fique atenta,
o casaco deve ter o mesmo comprimento do traje ou ser um pouco mais longo.