terça-feira, 6 de março de 2012

Melhor Figurino 2012

No dia 26 de fevereiro foi realizado, a 84ª edição do Oscar, a premiação mais aguardada e desejada por artistas e profissionais criativos da 7ª arte.
Os filmes indicados ao melhor figurino foram, A Invenção de Hugo Cabret, Anonymous, Jane Eyre, W.E., e o prêmio foi concedido a Mark Bridges o figurinista de O Artista.

No figurino podemos ver a influência dos anos 20, como a silhueta tubular e solta nos vestidos, cintura baixa, franjas, aplicação de brilho, decotes em V, nota-se que algumas peças foram confeccionadas em seda.
Dentre os acessórios é possível encontrar colares de pérolas, estola de pele, chapéu cloche que adornavam os cabelos curtos.
Destacavam-se nesta época mulheres sem curvas no corpo, e a atenção estava voltada aos tornozelos.


Cena do filme - O Artista

As mulheres se sentiam mais livres e passaram a ousar nas roupas e no comportamento, passaram a ocupar espaço no mercado de trabalho, sendo assim deixando-as mais independentes.

A maquiagem também foi muito especial neste período. Elas passaram a depilar as sombrancelhas, usar lápis para contorno, ruge e batons carmim, que deixava o rosto bem expressivo.

Atriz Gloria Swanson, 1921

O filme O Artista, é encantador que nos faz sentir uma explosão de sentimentos e ainda se apaixonar pelos personagens incluindo o cachorro que marcou presença em  cenas marcantes como fiel companheiro.

Há duas cenas que se destacaram:

1ª Peppi Miller entra no camarim de George, e faz uma encenação com um casaco que estava pendurado no móvel.

2ª George Valentin, passa na frente de uma vitrine e começa a se refletir avistando e  se imaginando vestido com o traje exposto.

O Tema presente no filme é a amizade.

Assista ao trailer.



Falando de cinema, arte e moda, não podemos deixar de citar que Gabrielle Chanel marcou presença no cenário cultural da época e ainda criou um estilo atemporal.

Segue algumas dicas abaixo para conhecer melhor esta estilista de personalidade marcante que revolucionou o guarda-roupa feminino.


1 -  MADEMOISELLE CHANEL, peça teatral de Maria Adelaide Amaral, lançada em livro pela Editora Globo,

2 - Filme, Coco & Igor Stravinsky, da produtora Imovision,

3 - Filme, Coco Antes de Chanel, da produtora Warner,

4 - A minissérie, Coco Chanel, da produtora Versátil, que foi atração do canal GNT.

Vale a pena ter em casa e assistir várias vezes, e para quem não pode ver Marilia Pêra interpretando Chanel, pode ter o gostinho lendo a peça.

Para sempre Chanel

Gabrielle Chanel, 1930


Inspiração


 Meu Croqui, pintado com diferentes cores de esmaltes de unha.


 Produção de moda




De olho no meu acervo pessoal, montei 2 looks usando a estampa de listras.

 
As listras estão de volta neste inverno 2012, fique atenta ao visual para se valorizar.
Listras Horizontais: pode ser usada por mulheres magras e altas, que desejam um pouco de volume em suas formas. Este tipo de padronagem não fica legal para que tem um quadril largo e para as gordinhas pois alargam as formas e diminuem a estatura.
Listras Verticais: alongam a silhueta, é indicado para as baixinhas e quem deseja criar a ilusão de mais magra. Não é recomendado a mulheres muito altas.
O tipo do tecido, a modelagem e a largura das listras é que ajudam a criar uma ilusão de ótica, a dica é ficar atenta ao espelho para criar um visual harmonioso.

2 comentários: