quinta-feira, 26 de julho de 2012

Monteiro Lobato

O município de Monteiro Lobato é localizado no interior de São Paulo, no dia 26 de maio de 2012, foram festejados seus 132 anos.
Antes de se chamar Monteiro Lobato, foi nomeado de Freguesia das Estacas, Freguesia de Nossa Senhora do Bonsucesso, Vila das Palmeiras e Vila Buquira.
Em 1948, emancipou-se, a cidade foi batizada com o nome de Monteiro Lobato, em homenagem ao importante escritor José Bento Monteiro Lobato, que iniciou sua carreira como escritor através da criação de contos e livros infantis.


A Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso, possui mais de 150 anos de fundação. A igreja é revestida de pinturas com traços barrocos e vitrais decorativos . As pinturas foram realizadas pelo artista plástico Antônio Limones, que concluiu seu trabalho no ano de 1952.
Pintura

Vitrais

Essa cidade com cara de cenário de novela, transmite um clima de tranquilidade, com um ar puro, cercada por montanhas verdes nas mais diferentes tonalidades.
No centro da cidade é possível encontrar diferentes comércios, como a Pastelaria da Cuca, o Restaurante da Tia Anastácia, Pousada Dona Benta, Sebo do Visconde que vende livros, vinil, CDs, Dvds, novos e usados.



Galeria Monteiro Lobato

Restaurante Regaste Caipira

Decoração do Restaurante



Ao visitar a cidade não pode deixar de conhecer o verdadeiro Sítio do Pica-Pau Amarelo, onde viveu o escritor que deu o nome a cidade. O casarão é rodeado de recursos naturais, como uma cachoeira e um pomar que acolhe dezenas de espécies de pássaros.


Estilo Monteiro Lobato

O casarão foi construído no ano de 1880, possui dezoito cômodos compostos por bibliotecas e mobília do século passado.



Após a morte do avô, o Visconde de Tremembé, em 1911, José Bento Monteiro Lobato mudou-se com a mulher, Purezinha e os dois filhos, Marta e Edgard, para a Fazenda Buquira, que herdara do pai. No município nasceram mais dois filhos, Ruth e Guilherme.
Foi este local que inspirou o autor a escrever grandes obras como “ A Velha Praga”, “Urupês”, e mais tarde a fabulosa história do “ Sítio do Pica Pau Amarelo”.


Monteiro Lobato descreve o Sitio do Pica Pau Amarelo como uma casa branca no fundo de um grotão, que geografiacamente tem as mesmas características que o sitio do município. No fundo tem um riacho de águas cristalinas onde nadam “peixinhos e olhos arregalados”, e que o autor batiza e Reino das Águas Claras, uma de suas mais famosas obras.Hoje, o sitio é administrado por Maria Lucia Xavier, proprietária da fazenda que herdou de seu avô João Xavier Ribeiro.

Maria Lucia é artista plástica, em vários cômodos do casarão é possível encontrar seus quadros. Esta boneca é 1950, da fábrica de brinquedos estrela, foi um presente de natal, que ganhou aos 7 anos.
O sitio lobatense que inicialmente se chamava “São José do Buquira” serviu de inspiração para as primeiras adaptações na TV. Os atores da TV Tupi de São Paulo fizeram no local um laboratório para primeira versão do programa em 1952.


4 comentários:

  1. Oi muito legal seu blog :)
    Já estou seguindo.
    Tenho um blog que aborda temas como moda e beleza entre outros.
    PARTICIPE do sorteio de uma linda bolsa Stella Mccartney "inspired".

    http://alinefashionmoda.blogspot.de/

    Bjokas :)2

    ResponderExcluir
  2. Oi Aline, que legal poder conhecer você e seu trabalho, com as novidades direto da Alemanha, que chic!
    Obrigado pela visita, já estou seguindo o seu blog também.

    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Esse é um dos lados bons da internet... poder conhecer lugares através de postagens como esta, gostei!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela visita Nanda!! Achei esse lugar bem legal, adorei estar lá, se possivel vá visitar também!!

    Bjo

    ResponderExcluir